segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Truques da Cozinha - A

Como se retira pele da amêndoas?
Afervente por 3 a 5 minutos as amêndoas, escorra e aperte uma das pontas, a semente vai escorregar para fora da pele. Em seguida coloque as amêndoas em um tabuleiro no forno quente. Assim que as amêndoas estiverem secas, antes de começarem a corar, retire-as e coloque em outro tabuleiro ou pirex raso para esfriarem. É fácil e rápido.

Arroz sempre fresquinho
A melhor maneira de se ter um arroz sempre fresquinho sem nenhum trabalho é preparar um pouco mais e dividir em porções para duas ou três pessoas. Calcule 4 colheres de sopa de arroz por pessoa em cada embalagem.

Forma de bolo polvilhada com açúcar
Para dar um gostinho de caramelo ao seu bolo experimente polvilhar a forma com açúcar no lugar da farinha de trigo. Mas atenção: esse truque funciona melhor com formas sem buraco no meio.

Alho na panela e sem deixar cheiro nas mãos
Para evitar o cheiro de alho nas mãos solte os dentes de alho da cabeça com a ponta da faca. Em seguida amasse-os com a casca e tudo – é simples, basta apertá-los contra uma tábua com a lateral da lâmina da faca. A casca solta e o dente esmagado vai direto para a panela.

Açúcar de baunilha
Pegue uma fava de baunilha, abra ao meio e espete os pedaços em um vidro grande com um ou dois quilos de açúcar. Como o sabor é forte e dura por bastante tempo, a cada vez que usar o açúcar para preparar doces e bolos e torne a completar o vidro.

Aves macias e suculentas no forno
Comece a asse a ave com o peito para baixo, quando a carne estiver cozida vire para cima e termine de assar. Aves pequenas e de carne macia não precisam assar cobertas com papel alumínio. Aves grandes como chester e peru são assados cobertos e com bastante líquido na assadeira para não ficarem ressecadas.

Alho sem o gosto ardido
Para tornar o sabor do alho mais experimente coloque os dentes de alho grosseiramente picados em uma peneira e jogue água fervendo sobre eles.
Se preferir coloque os pedacinhos de alho em uma frigideira com bastante óleo, mexa uma única vez com uma escumadeira, retire e coloque sobre um papel absorvente até a hora de usá-los.

Tabuleiro limpo
Forre a assadeira com papel de alumínio e evite o trabalhão de limpá-la após assar um frango, uma carne ou um peixe. É só jogar fora a folha de alumínio junto com a maior parte do molho e das sobras.

Açúcar estrangeiro
No Brasil o açúcar é mais refinado do que nos países europeus, portanto os grãos são bem menores. Os grãos são um pouco menores do que os do açúcar cristal brasileiro. Além disso, tanto na França quanto nos demais países da Europa para se obter o açúcar são utilizados a cana-de-açúcar e um tipo de beterraba.

Abóbora-moranga: como prepará-la recheada
Utilize a abóbora-moranga apenas para aquecer o recheio escolhido ou derreter o queijo em pratos como camarão com catupiry. Coloque-o de preferência já aquecido na moranga.

Azeite ou óleo vegetal?
Prefira o óleo vegetal na hora de preparar pratos com ingredientes de sabor delicado como carnes brancas, alguns peixes e legumes. Utilize o azeite quando desejar que o seu sabor apareça na composição dos diferentes sabores de um prato.

Forno sem fumaça
Para assar pratos como lasanhas, moquecas, peixes e doces e tortas com tendência a babar no forno, coloque a travessa com o alimento dentro de um tabuleiro maior forrado com papel de alumínio.

Do site http://cozinhadamarcia.uol.com.br

Nenhum comentário: