sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Aprenda a fazer bolos e pães integrais

Além de nutritivas e ricas em fibras, as preparações integrais, como o pão, os salgados e o bolo que você confere aqui, são deliciosas.
O pão é um alimento obtido pelo cozimento de uma massa feita basicamente com farinha de trigo, água, fermento e sal. A panificação artesanal, sem a utilização de equipamentos ou conservantes, aumenta a disponibilidade do pão na alimentação diária, facilita o consumo de um produto mais nutritivo e com menos gastos, além de possibilitar o aproveitamento de vegetais e frutas, que melhoram a qualidade dos pães.
Os pães podem ser enriquecidos ainda com sementes de linhaça, girassol, aveia laminada, castanhas, fibras e gérmens. Com a massa básica, que você confere aqui, pode-se fazer pães, pizzas, pastéis, grissinis, etc.

Como enriquecer a preparação
Tanto nos pães quanto nos salgados à base de massa integral podem ser incluídos farelos, cereais, oleaginosas (nozes, castanhas) e sementes, como as de gergelim, girassol e linhaça. Além de enriquecer as preparações em nutrientes e fibras, as sementes conferem uma deliciosa textura. Conheça seus benefícios:

Gergelim: tem alto valor nutritivo, protéico e energético, alta concentração de óleos poliinsaturados de fácil digestão. Com sabor típico, o gergelim é muito usado em pratos salgados e doces, principalmente no Oriente Médio.

Girassol: tem alta concentração de proteínas, sendo fonte de gordura, principalmente do tipo poliinsaturada. É uma excelente fonte de tiamina, magnésio, ácido fólico, cobre, potássio e zinco. Experimente usar sementes de girassol em saladas.

Linhaça: alimento funcional, é fonte de ácidos graxos ômega-3, proteínas, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, aumentando a imunidade, reduz o colesterol, minimiza os efeitos do desequilíbrio hormonal, além de melhorar o aspecto dos cabelos e pele.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei um site muito bom para tratamento com plantas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br