quinta-feira, 5 de julho de 2007

Fique de olho

Sopa de pacotinho tem excesso de sal

Com o friozinho dos últimos dias nada melhor que uma sopa para aquecer. E, com o corre-corre diário, muitas pessoas apelam para as populares sopas de pacotinho. Mas, segundo pesquisa da Pro Teste Associação de Defesa do Consumidor, elas oferecem mais riscos à saúde que benefícios. Em 12 marcas de pacote para seis porções (os canjões), todas foram reprovadas pela quantidade de sal — 50% das necessidades diárias de um adulto que ingere 2000 quilocalorias. Além do sal, foi encontrado excesso de glutamato — aromatizante usado para realçar o sabor. As marcas analisadas foram Sopão de Carne (Knorr), Sopão de Carne da Fazenda (Arisco), Sopão Carne (Maggi), Sopão de Carne com Marcarrão e Legumes (Extra), Sopão de Carne (Kitano), Canjão de Galinha (Kitano), Sopão Galinha (Maggi), Sopão de Galinha (Knorr), Canjão de Gainha com Arroz e Legumes (Extra), Canjão de Galinha, Arroz e Legumes (Qualimax), Canjão de Galinha (Jurema), Sopão de Galinha Caipira (Arisco). De acordo com os técnicos da Pro Teste, já na analise das embalagens foram encontrados problemas. Os rótulos não tinham informações importantes. Nenhuma marca apresentava data de fabricação. Seis produtos não tinham informações sobre a conservação dos produtos. Knorr (Galinha), Arisco (Carne da Fazenda) e Arisco (Galinha Caipira) não tinham no rótulo dados sobreo número do lote de fabricação. Esse item foi considerado gravissímo, uma vez que ele possibilita o rastreamento do produto caso apresente problemas e tenha de ser retirado do mercado por questões de saúde, por exemplo.
Análise detalhada das sopas
• Rotulagem
• Dados nutricionais
• Sal
• Glutamatos
• Presença de carne
• Estado das proteínas
• Microbiologia
• Fragmentos de insetos
• Degustação

Produto caseiro é mais saudável
Com relação as características nutricionias, todas apresentaram dados satisfatórios, segundo a análise da equipe da Pro Teste Associação de Defesa do Consumidor. Mas a orientação da equipe da Pro Teste é para que o consumidor dê preferência para as sopas caseiras — apontadas como mais saudáveis. A Arisco (Carne da Fazenda) e Qualimax (Galinha) continham menos material protéico e fibra que as demais. Porém, o problema mais grave apontado pela equipe da Pro Teste foi o excesso de sal. Segundo os dados de indicação nutricional, 3 gramas de sal são suficientes para um adulto. Em todas havia mais de 2 gramas de sal por porção. O valor foi apontado com muito grande para um alimento considerado como um complemento alimentar, uma vez que a sopa não deve ser ingerida como única fonte de alimento em uma refeição.
Glutamato — A ingestão de glutamato em excesso está associada à "sindrome do restaurante chinês" — expressão vem de sintomas comuns após o consumo de pratos típicos chineses. Os sintomas dependem da quantia de glutamato ingerida por vez, mas via de regra são congestão facial, sensação de queimação no rosto, dor de cabeça, náuseas, palpitações, suores frios, tonteira e sensação de fraqueza. Há suspeitas que apontam o glutamato ao desenvolvimento de doenças degenerativas do cérebro, como isquemia, Alzheimer e Parkison.
Insetos — Como as marcas anunciavam a presença de carne bovina e de galinha, a análise em laboratório foi buscar isso. Em todas foram encontradas as proteínas anunciadas. O problema foi a higiene das sopas. De todas as sopas analisadas, apenas a Kitano (Galinha) não apresentou nenhum tipo de fragmento de insetos. Nas demais foram encontrados vestígios de insetos, ainda que não prejudiciais à saúde humana. No entanto, a Kitano (Carne) chegou a apresentar mais de 22 fragmentos de insetos em um único pacote.A conclusão da equipe da Pro Teste é que, como a mesma marca que não apresentou nenhum tipo de fragmento de inseto na versão de Galinha, apresentou o maior número de vestígios na bovina, é de que há falta de higiene na produção das sopas de pacotinho. Os fragmentos encontrados foram de carunchos, pragas características de farinhas de trigo e grãos de trigo, arroz, milho e cereais em geral. Os produtos foram pesquisados em março nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Garulhos, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Fonte: Pro-Teste

Nenhum comentário: