terça-feira, 18 de março de 2008

Dicas

Macarrão não engorda

Nosso organismo trabalha como um reservatório. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, o excesso deposita-se em forma de gordura. Quando a ingestão é inferior ao gasto, perdemos peso e, se for igual, mantemos. Assim, não podemos dizer que um determinado alimento engorda e outro não, porque isso depende da relação de digestão e gasto.
Macarrão nada mais é do que farinha, água e, às vezes, ovos. E apesar da fórmula simples, é um alimento muito nutritivo. Ele é rico em vitaminas do complexo B, possui cerca de 11% de proteína em sua composição e é uma excelente fonte de carboidratos, essenciais na dieta diária.
Como referência, temos: 100g de massa fornece 350 calorias, enquanto uma mulher adulta consome, em média, 1.800 calorias por dia e um homem, 2.500 calorias. Quando alguém duvidar que massa não engorda, é importante lembrar que o macarrão é um alimento com baixo teor de gordura (contém 1,0%). O que engorda, na realidade, são os molhos à base de creme de leite, manteiga e queijos, ricos em gorduras e colesteróis.

Nenhum comentário: