quarta-feira, 23 de abril de 2008

Maravilha sem culpa

Torta de ricota com cebolas



massa:
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- ½ xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de manteiga
- iogurte (quase um potinho)
- sal

recheio:
- 2 cebolas grandes
- 1 talo de alho-poró
- 1 abobrinha brasileira pequena
- 600g de ricota fresca
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta do reino

Antes de tudo, prepare a cebola, que demora a cozinhar. Corte as cebolas em meias-luas e faça fatias finas e uniformes. Coloque-as em uma panelinha com um nadinha de azeite e deixe cozinhando em fogo baixo (mexendo de vez em quando) enquanto prepara a massa.

Em uma tigela, faça a massa, misturando com a ponta dos dedos ou com um garfo as farinhas, a manteiga e o sal. Coloque o iogurte às colheradas, em quantidade suficiente apenas para dar liga à massa (você usará quase um potinho de 200g). Não trabalhe demais a massa, só misture bem os ingredientes. Faça uma bolota, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Volte sua atenção para a cebola. Quando ela estiver começando a dourar, junte à panela o alho-poró cortado em rodelas finas e um pouco de sal. Continue cozinhando em fogo baixo e mexendo, até obter um dourado bem bonito, de cheiro adocicado.

Passados os 30 minutos, tire a massa da geladeira, abra com o rolo em superfície enfarinhada e forre com ela uma forma de torta média untada. Monte a torta colocando as cebolas e alhos caramelados no fundo e a abobrinha crua, cortada em rodelas finas, sobre a cebola. Tempere a ricota com o azeite e bastante sal e pimenta. Cubra a torta com a ricota e leve ao forno preaquecido no médio por cerca de 30 minutos.

Nenhum comentário: