quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Clássicos, eternos clássicos - Molho Funghi

Molho de funghi secchi

Carnes e massas adoram ser combinadas com o sabor marcante do funghi. Deixe o molho pronto no congelador e, quando quiser dar um toque mais sofisticado ao jantar, abuse deste clássico molho italiano.

Ingredientes
20 g de funghi secchi
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 cenoura picada
1 cebola grande picada
1 talo de salsão picado
400 g de músculo em pedaços
1 folha de louro
5 grãos de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 l de água quente
1 colher (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de óleo de canola

Modo de Preparo
1. Numa tigela, coloque o vinho e junte os cogumelos para hidratar. Reserve.

2. Numa panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Quando estiver quente, acrescente os pedaços de carne. Deixe a carne fritar bem e não mexa até que fique dourada. Em seguida, vire para dourar o outro lado.

3. Depois que a carne dourar, acrescente a cenoura, o salsão e a cebola picados e mexa rapidamente. Pare de mexer e deixe cozinhar por 2 minutos. Mexa novamente e deixe cozinhar por mais 2 minutos.

4. Repita esta operação até que a cenoura e a cebola comecem a caramelizar, ou seja, comecem a ficar douradas. Adicione o extrato de tomate e misture.

5. Quando o fundo da panela começar a ficar marrom, acrescente 100 ml de água quente e esfregue o fundo da panela, com uma colher de pau, retirando todo o caramelo que se formou. Este processo chama-se deglacear e é fundamental para dar cor e sabor ao molho.

6. Quando a água reduzir e os legumes começarem a fritar novamente, junte mais 100 ml de água quente e repita o processo acima.

7. O segredo de um bom molho é ter bastante paciência, portanto, repita o processo acima por mais 4 vezes. Após este tempo, você deverá observar que os legumes vão ficando bem marrons.

8. Adicione a água quente restante e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

9. Retire o molho da panela e passe por uma peneira. Com a ajuda de uma colher, esprema bem a carne e os legumes para retirar todo o molho possível. Os pedaços de carne não serão mais usados. Se quiser, guarde a carne para uma outra receita. (Uma sopa, por exemplo).

10. Coloque o caldo numa panela pequena e reserve.

11. Retire os cogumelos do vinho. Com uma faca afiada, corte em pequenos pedaços. Acrescente os cogumelos e o vinho na panela com o molho e leve ao fogo baixo para cozinhar.

12. Dissolva a maisena num pouco de vinho e adicione ao molho, mexendo até engrossar.

13. Deixe cozinhar, mexendo sempre para não grudar, por 5 minutos. Em seguida, retire o molho do fogo e transfira para uma tigelinha. Sirva a seguir. Para a aprender a congelar, confira a dica a seguir.




Dica de como congelar e descongelar
1. Para esfriar o molho, mergulhe parcialmente a panela em um recipiente com água gelada. 2. Quando o molho estiver frio, transfira para um recipiente rígido, com tampa hermética. Tampe e cole uma etiqueta, identificando o produto e a data do preparo. 3. Leve ao freezer e deixe congelar. 4. Para descongelar, retire a embalagem do freezer e leve à geladeira. Deixe lá até que o molho se descongele. Depois de descongelado, coloque o molho numa panela e leve ao fogo para aquecer.

Nenhum comentário: