quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Lombo Recheado com Toucinho

Ingredientes:
750 gramas de lombo de porco
2 dentes de alho descascados
2 cebolas médias picadas grosseiramente
6 ramos de folha de manjericão
6 colheres (sopa) de óleo
200 gramas de toucinho picado
sal e molho de pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Bata no processador o alho, a cebola, o manjericão, a metade do óleo, o molho de pimenta e o sal. Tempere o lombo, aberto como um bife, com essa mistura e deixe na geladeira por 30 minutos. Preaqueça o forno à temperatura média (200ºC). Abra o lombo (reserve o tempero), espalhe o toucinho e enrole firmemente. Amarre com um barbante de cozinha, disponha numa assadeira, espalhe o tempero reservado e regue com o óleo restante. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno por 1 hora e 20 minutos, ou até a carne ficar macia e dourar. Depois de 10 minutos, elimine o papel-alumínio. Retire do forno e sirva com feijão-tropeiro e torresmo.

Ah... as carnes

Costela bovina desfiada com polenta

Ingredientes:
2kg costela bovina picada
3 colheres (sopa) óleo de soja
duas cenouras médias cortadas em rodelas
duas cebolas grandes cortadas em gomos
dois dentes de alho descascados
três colheres (sopa) farinha de trigo
um litro caldo de carne
sal e pimenta-do-reino moída
polenta cremosa para acompanhar

Modo de Preparo:
Numa panela de pressão, frite aos poucos a costela no óleo bem quente. Assim que dourar, retire do fogo e reserve. Na mesma panela, coloque a cenoura, a cebola e o alho, e refogue por 5 minutos. Polvilhe farinha de trigo e cozinhe, sem parar de mexer, por 1 minuto. Acrescente o caldo de carne, o sal, e a pimenta-do-reino. Assim que ferver, incorpore as costelas e tampe a panela. Cozinhe em fogo baixo por 45 minutos, ou até a carne ficar bem macia. Durante o cozimento adicione água, se necessário. Acerte o sal e retire do fogo. Desfie a carne da costela e reserve. Coe o caldo e volte ao fogo até encorpar. Retire do fogo e misture a costela desfiada. Sirva com a polenta cremosa e decore com salsinha crespa.

A carne...

Bife acebolado com batatas

Ingredientes:


3 colheres (sopa) de óleo
4 bifes médios de miolo de alcatra
2 cebolas médias em rodelas
2 colheres (sopa) de manteiga clarificada
sal e pimenta do reino moída grosseiramente a gosto

Modo de Preparo:
Aperte os bifes suavemente com a lâmina de uma faca larga e grossa (faca do chef) para deixar a altura uniforme. Espalhe uma colher (sopa) de óleo numa frigideira de ferro ou de fundo grosso e leve ao fogo até ficar bem quente. Disponha dois bifes por vez e grelhe por 2 minutos, até ficar dourado de um lado. Vire os bifes com uma pinça própria ou duas espátulas e deixe por 1 a 2 minutos, ou até dourar, mas ficar rosado na parte interna. Tempere-os com o sal e a pimenta-do-reino. Retire os bifes e mantenha-os aquecidos (cubra com papel-alumínio). Junte mais uma colher (sopa) de óleo, aqueça e frite os bifes restantes, procedendo do mesmo modo. Na mesma frigideira, adicione o óleo restante, a cebola e a manteiga e refogue, salteando de vez em quando, por 3 minutos, ou até a cebola ficar macia e dourada (mas deve manter a forma e ficar crocante). Retire do fogo e sirva com os bifes. Se preferir, sirva com batata frita (os segredos da fritura serão tema da continuação desta matéria).

Dicas:
Preparo de bifes: O sal só deve ser colocado depois que a carne já estiver dourada ou selada. Colocado antes, faz com que o suco natural da carne saia e perca a suculência. Somente mexa os bifes uma vez (para virar de lado) e depois de selar, para evitar a saída de suco. Não espete com garfo, prefira usar uma pinça própria para carne ou espátulas. Pressionar com o dedo a carne é a melhor maneira para saber se os bifes estão bons. Estarão prontos (ao ponto) quando cederem um pouco ao toque do dedo. Se ceder muito é sinal que está malpassada. Se a carne estiver firme, significa que está bem-passada. Manteiga clarificada: leve a manteiga ao fogo numa panela, em banho-maria, e deixe até a parte líquida da manteiga ferver e os sólidos lácteos do fundo da panela ficarem castanho-claro. Retire do fogo e, assim que amornar (sem a manteiga solidificar), elimine a espuma formada e passe-a por uma peneira forrada com um pano.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Palavras para o meu amor

Manias

Falo alto.
Descubro-me resmungando.
Roubo suas cobertas
no meio de nossas noites a dois.
Falo dormindo e,
de vez em quando, ronco.
Sou estranho, algumas vezes.
Não gosto de discutir a relação,
a maioria das vezes.
São todas manias que tenho,
tantas irritantes,
tantas excessivas.
Mas, de todas elas,
a única que não esqueço,
a única que não deixo,
é a mania de amar você.

Clássicos nunca morrem

Pão árabe

Ingredientes:
1 colher (sopa) de sal
1 copo de leite morno
2 colheres (sopa) de açúcar
1 kg de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de óleo
1 copo de água morna
2 tabletes de fermento para pão

Modo de Preparo:
Colocar numa tigela a farinha misturada com o sal e o açúcar. Fazer um pequeno buraco no centro, colocando o óleo, o leite e o fermento dissolvido na água morna. Trabalhar a massa com mão até ligar bem. Colocar sobre uma mesa enfarinhada e sovar para obter uma massa lisa. Cobrir com um pano e deixar fermentar durante 30 min num lugar sem corrente de ar. Dividir, então, a massa em bolinhas e abrir com um rolo, formando pães redondos e achatados com cerca de 10 centímetros de diâmetro. Colocar num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar descansar mais 15 min em lugar abafado. Levar ao forno pré-aquecido bem quente por 5 a 10 min.

Dicas:
Se preferir o pão árabe com gergelim, esfregar as bolinhas de massa nesta semente, antes de abrir com o rolo.

Saúde refrescante

Suco de laranja com cenoura

Ingredientes:
4 laranjas médias
2 cenouras pequenas
açúcar a gosto

Modo de Preparo:
Coloque as laranjas e cenouras na geladeira para que fiquem bem geladas. Esprema as laranjas em um espremedor e coloque o suco em um liquidificador. Lave bem e raspe as cenouras, corte em rodelas e acrescente ao suco de laranjas. Bata para incorporar bem os ingredientes e adicione açúcar conforme o gosto. Sirva. Quem preferir o suco sem o bagaço das cenouras é só passar por uma peneira ou utilizar uma centrifuga.

Para esses dias de calor

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes:
2 fatias grossas de abacaxi
5 folhas de hortelã
1 pitada pequena de sal
1 xícara de água
4 pedras de gelo

Modo de Preparo:
Pique grosseiramente as fatias de abacaxi e coloque em um liquidificador. Acrescente a hortelã, o sal, gelo e a água. Bata bem para incorporar os ingredientes. Se preferir um suco sem fibras passe pela peneira e sirva decorando com um raminho de hortelã.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Almôndega de frango

Ingredientes:
2 fatias de pão de fôrma
3 colheres (sopa) de leite
400 g de filé de frango
1 ovo
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
óleo de soja para fritar

Modo de Preparo:
Descasque o pão de fôrma, pique-o e coloque no processador. Regue com o leite e reserve. Lave o filé de frango, pique-o e coloque no processador. Junte o ovo, o sal e a pimenta e bata até obter uma massa homogênea. Transfira para uma tigela e modele 20 almôndegas. Aqueça o óleo numa panela e frite as almôndegas, aos poucos, até dourar. Retire-as com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel.

+ Dicas

Folha de louro nos grãos

É comum guardar grãos, como feijão, ervilha, arroz, lentilha, farinha, trigo, etc... em recipientes com tampas. No entanto, por mais vedados que os potes estejam, os danados dos bichinhos insistem em entrar e estragar nossos mantimentos. Uma dica fácil para evitar essas aparições é colocar uma folha de louro ou uma pimenta - crua é claro! - dentro dos potes. Tanto a pimenta quanto a folha de louro são repelentes naturais e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes.

Yes, nós temos banana

Bananas Carameladas de Microondas

Ingredientes:
- 5 unidade(s) de banana nanica

- 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
- 1/2 xícara(s) (chá) de água


Modo de preparo:
Coloque o açúcar e a água em um refratário raso. Leve ao microondas por 5 a 7 minutos na potência alta ou até que se forme um caramelo não muito escuro. Disponha as bananas sobre o caramelo. Tampe o refratário e retorne ao microondas por 2 minutos na potência alta. Inverta as bananas e retorne ao microondas por mais 1 a 2 minutos na potência alta. Caso deseje, polvilhe canela em pó.

Truques da Cozinha - A

Como se retira pele da amêndoas?
Afervente por 3 a 5 minutos as amêndoas, escorra e aperte uma das pontas, a semente vai escorregar para fora da pele. Em seguida coloque as amêndoas em um tabuleiro no forno quente. Assim que as amêndoas estiverem secas, antes de começarem a corar, retire-as e coloque em outro tabuleiro ou pirex raso para esfriarem. É fácil e rápido.

Arroz sempre fresquinho
A melhor maneira de se ter um arroz sempre fresquinho sem nenhum trabalho é preparar um pouco mais e dividir em porções para duas ou três pessoas. Calcule 4 colheres de sopa de arroz por pessoa em cada embalagem.

Forma de bolo polvilhada com açúcar
Para dar um gostinho de caramelo ao seu bolo experimente polvilhar a forma com açúcar no lugar da farinha de trigo. Mas atenção: esse truque funciona melhor com formas sem buraco no meio.

Alho na panela e sem deixar cheiro nas mãos
Para evitar o cheiro de alho nas mãos solte os dentes de alho da cabeça com a ponta da faca. Em seguida amasse-os com a casca e tudo – é simples, basta apertá-los contra uma tábua com a lateral da lâmina da faca. A casca solta e o dente esmagado vai direto para a panela.

Açúcar de baunilha
Pegue uma fava de baunilha, abra ao meio e espete os pedaços em um vidro grande com um ou dois quilos de açúcar. Como o sabor é forte e dura por bastante tempo, a cada vez que usar o açúcar para preparar doces e bolos e torne a completar o vidro.

Aves macias e suculentas no forno
Comece a asse a ave com o peito para baixo, quando a carne estiver cozida vire para cima e termine de assar. Aves pequenas e de carne macia não precisam assar cobertas com papel alumínio. Aves grandes como chester e peru são assados cobertos e com bastante líquido na assadeira para não ficarem ressecadas.

Alho sem o gosto ardido
Para tornar o sabor do alho mais experimente coloque os dentes de alho grosseiramente picados em uma peneira e jogue água fervendo sobre eles.
Se preferir coloque os pedacinhos de alho em uma frigideira com bastante óleo, mexa uma única vez com uma escumadeira, retire e coloque sobre um papel absorvente até a hora de usá-los.

Tabuleiro limpo
Forre a assadeira com papel de alumínio e evite o trabalhão de limpá-la após assar um frango, uma carne ou um peixe. É só jogar fora a folha de alumínio junto com a maior parte do molho e das sobras.

Açúcar estrangeiro
No Brasil o açúcar é mais refinado do que nos países europeus, portanto os grãos são bem menores. Os grãos são um pouco menores do que os do açúcar cristal brasileiro. Além disso, tanto na França quanto nos demais países da Europa para se obter o açúcar são utilizados a cana-de-açúcar e um tipo de beterraba.

Abóbora-moranga: como prepará-la recheada
Utilize a abóbora-moranga apenas para aquecer o recheio escolhido ou derreter o queijo em pratos como camarão com catupiry. Coloque-o de preferência já aquecido na moranga.

Azeite ou óleo vegetal?
Prefira o óleo vegetal na hora de preparar pratos com ingredientes de sabor delicado como carnes brancas, alguns peixes e legumes. Utilize o azeite quando desejar que o seu sabor apareça na composição dos diferentes sabores de um prato.

Forno sem fumaça
Para assar pratos como lasanhas, moquecas, peixes e doces e tortas com tendência a babar no forno, coloque a travessa com o alimento dentro de um tabuleiro maior forrado com papel de alumínio.

Do site http://cozinhadamarcia.uol.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Palavras

Perdido

Por vezes, pareço ser habitado por outrem,
por uma tristeza enevoada, por uma sombra opressora.
Cria-se em mim pequenas nódoas,
coloridas pelos tons da minha insatisfação, do meu desalento.
Brota de mim, por vezes, um sorriso opaco, esmaecido,
repleto de uma opressão que nasce dos horizontes fechados,
do amor em decomposição, das minhas esperanças ilusórias.
Vejo-me distorcido, ou melhor,
sequer me vejo, pois me descubro cego
por minhas prósperas incapacidades e pelo teu eterno egoísmo.
Sou tolo, vão, vazio, sem nexo, sem rumo.
Estou à deriva, procurando uma pequena ilha
que me faça tornar a ter a esperança de viver.

Dicas úteis na cozinha

As receitas trazem várias medidas diferentes, mas sempre ficamos sem saber o quanto isso representa em peso, portanto, lá vai um a relação de medidas e de alimentos para nos basearmos na cozinha.

MEDIDAS PARA SÓLIDOS

Alguns dos alimentos mais usados:
1 xícara cheia de açúcar — equivale a 200 g
1 xícara rasa de açúcar — equivale a 150 g
1 xícara de açúcar cristal — equivale a 200 g
1 xícara de arroz — equivale a 140 g
1 xícara de banha — equivale a 160 g
1 xícara (rasa) de chocolate em pó — equivale a 100 g
1 xícara de coco ralado — equivale a 115 g
1 xícara (rasa) de farinha de trigo — equivale a 100 g
1 xícara de fubá — equivale a 130 g
1 xícara de manteiga ou margarina — equivale a 200 g
1 xícara de maisena — equivale a 100 g
1 xícara de polvilho — equivale a 100 g
1 xícara de semolina — equivale a 115 g
1 tablete de margarina — equivale a 100 g
1 tijolo (caixinha) de manteiga — equivale a 200 g
1 colher (cheia) de açúcar — equivale a 40 g
1 colher (rasa) de açúcar — equivale a 20 g
1 colher (cheia) de farinha de trigo — equivale a 30 g
1 colher (rasa) de farinha de trigo — equivale a 15 g
1 colher (cheia) de manteiga ou margarina — equivale a 40 g
Torta de pão com sardinha

Ingredientes:
Massa
300g de pão de fôrma sem casca
5 colheres (sopa) de manteiga
recheio
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias picadas
4 tomates médios picados
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 dentes de alho amassados
2 colheres (chá) de alecrim picado
400g de sardinha em conserva na salmoura
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Corte as fatias do pão de fôrma ao meio, formando triângulos. Passe a manteiga em todos os pedaços de pão e coloque-os em uma assadeira com 22cm de diâmetro. Aqueça o azeite em uma panela, junte a cebola e frite, em fogo baixo e mexendo sempre, por 10 minutos, ou até dourar bem. Adicione os tomates, o extrato de tomate, o alho, o alecrim, o sal e a pimenta. Misture, tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos. Destampe e cozinhe por mais 10 minutos. Retire do fogo e deixe amornar. Espalhe o molho sobre as fatias de pão, disponha as sardinhas e leve para assar em forno médio, preaquecido, por 30 minutos, ou até os pães dourarem. Retire do forno e sirva.

Frutos do mar

Sardinha recheada de pimentão com favas

Ingredientes:
12 sardinhas portuguesas limpas
2 pimentões médios em conserva
1/2 maço médio de salsinha
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino preta moída grosseiramente a gosto
Acompanhamento
2 cebolas médias
2 tomates médios
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de fava em conserva
sal a gosto

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Lave as sardinhas, seque com toalha de papel e tempere, principalmente a parte interna, com o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Pique o pimentão em pedaços pequenos e reserve. Lave a salsinha, seque com toalha de papel, separe as folhas e pique-as finamente. Recheie as sardinhas com a mistura de pimentão e salsinha, disponha-as numa assadeira e regue com o azeite. Leve ao forno por 20 minutos, ou até as sardinhas ficarem macias. Retire do forno. Acompanhamento: descasque as cebolas e corte em rodelas bem finas. Lave os tomates, elimine os pedúnculos e parta-os ao meio. Descarte as sementes e pique a polpa em pedaços pequenos. Leve ao fogo uma panela com o azeite e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos. Incorpore as favas, sem o líquido da conserva, o tomate e o sal. Assim que ferver, retire do fogo. Disponha as sardinhas nos pratos, regue com o azeite da assadeira e sirva em seguida, com as favas refogadas. Decore com salsinha picada.

Viva a saúde!

Sardinha assada na brasa

Ingredientes:
12 sardinhas portuguesas limpas
1 colher (sopa) de sal grosso
1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta moída grosseiramente
1 xícara (chá) de azeite de oliva

Modo de Preparo:
Coloque carvão numa churrasqueira, acenda e deixe até formar brasas. Enquanto isso, lave as sardinhas, seque com toalha de papel e transfira-as para uma tigela. Tempere, principalmente a parte interna com o sal e a pimenta-do-reino. Pincele toda a parte externa das sardinhas com a metade do azeite de oliva. Disponha as sardinhas na grelha da churrasqueira e deixe até assar dos dois lados. Retire as sardinhas da grelha, distribua nos pratos e regue com o azeite restante.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Água na boca

Bisteca grelhada

Ingredientes:
6 bistecas suínas (650g)
2 ramos médios de salsinha
2 ramos médios de alecrim
2 ramos médios de manjerona
2 ramos médios de orégano fresco
7 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média em rodelas
sal a gosto

Modo de Preparo:
Faça um buquê com a salsinha, o alecrim, a manjerona e orégani fresco. Em uma panela, aqueça 6 colheres (sopa) de óleo, junte as bistecas temperadas com sal e frite-as até dourar levemente. Acrescente a cebola e deixe refogar, mexendo de vez em quando até murchar. Acrescente o buquê de ervas e 2 litros de água e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos, ou até as bistecas ficarem macias. Retire as bistecas e despreze os temperos. Em uma frigideira, aqueça o restante do óleo e grelhe as bistecas, duas de cada vez, até dourar uniformemente. Distribua as bistecas nos pratos e sirva a seguir.

Maravilha

Torta de Frango com Legumes

Ingredientes:
Massa
- 2 xícara(s) (chá) de leite
- 1 xícara(s) (chá) de azeite
- 4 unidade(s) de ovo
- 1 colher(es) (sopa) de parmesão ralado(s)
- 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
- 14 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
- quanto baste de sal

Recheio
- quanto baste de peito de frango desossado desfiado(s)
- 1 unidade(s) de tomate picado(s)
- 1 unidade(s) de cebola picada(s)
- 1/2 lata(s) de milho verde
- 1/2 lata(s) de ervilha
- quanto baste de azeitona preta picada(s)
- quanto baste de orégano
- quanto baste de salsinha
- quanto baste de pimenta-do-reino branca

Modo de preparo:

Massa
Bata bem todos os ingredientes da massa no liqüidificador. Unte uma forma redonda e coloque 1\4 da massa no fundo.

Recheio
Distribua o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Polvilhe com queijo parmesão e leve para assar ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 45 minutos.
Observação - Faça o recheio sugerido ou, se preferir, recheie com as sobras que ficam na geladeira, a gosto.

Dicas Úteis

Organizando a geladeira

Organização
• Nas primeiras prateleiras deixe os alimentos que não necessitam de menos conservação ou ainda os produtos do café da manhã.
• As restantes podem ser reservadas para guloseimas ou ainda as sobras de alimentos.
• Nas gavetas apenas ficam frutas e verduras. Lembrando que devem ser lavadas antes de guardá-las. E as verduras sempre em saquinhos transparentes comuns.
• Sempre coloque na frente os produtos que mais usa no dia-a-dia.
• Ovos: não deixe mais de uma semana.

Limpeza
• Nunca use detergentes, os resíduos do produto podem ficar nos alimentos. Apenas utilize uma solução de água e bicarbonato e limpe a cada 15 dias.
• Para evitar mau cheiro, guarde os alimentos em recipientes bem fechados. Você pode também eliminar o cheiro ruim com limão. Corte-o ao meio e coloque em um pires dentro da geladeira. Troque o limão a cada semana.

Economia sempre!
• Use sempre potinhos ou recipientes retangulares, quadrados e com tampas. Assim podem ser colocados uns em cima dos outros ocupando bem menos espaço.
• Atenção à borracha da geladeira e a porta aberta. O aparelho é responsável por cerca de 30% do consumo em uma residência.
• Muito gelo no congelador faz com que o motor da geladeira trabalhe 30% a mais que o normal.
• A temperatura de refrigeração correta para garantir a segurança dos alimentos deve ser de 4,5oºC ou menos e de congelamento, -18 ºC ou menos.

Erros mais comuns
• Não deixe latas abertas na geladeira. O correto é sempre separar os alimentos em recipientes bem fechados, ou ainda colocar as sobras em pratinhos. Neste caso não esqueça de cobrir o recipiente com papel filme.
• Não guarde catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira. A refrigeração na porta - principalmente em modelos antigos - é menor, o que pode diminuir a validade dos alimentos. Atenção: não mantenha mais de 5 quilos na porta.

Congelamento
• Passo a passo: o alimento deve ser levado ao freezer ou congelador de um dia para o outro. Depois desse primeiro congelamento deve ser embrulhado com filme plástico ou saco plástico bem fechado. Caso tenha dificuldade em retirá-lo do primeiro recipiente, coloque um instante na água quente para soltar. Na hora de embrulhar o alimento é necessário retirar todo o ar. Sempre é bom colocar um etiqueta com o nome do prato e data do congelamento.
• Alguns alimentos comprados já congelados podem ir ao freezer ou congelador na embalagem original.
• Não conserve no freezer alguns alimentos como: ovos inteiros, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, folhas verdes, maionese, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, banana inteira (a banana pode ser congelada se for amassada com garfo, com gotas de limão, em um pote plástico).

Mais Dicas para a cozinha

Tabelas e Referências Úteis

PESOS E MEDIDAS
Ninguém se privará de fazer o doce predileto, ou um gostoso prato para o
jantar, só porque a balança da cozinha quebrou, ou não se tem como medir a quantidade de
líquido exigida na receita.
Quase todas calculadas para colheres de sopa, xícaras de chá e copos de água,
essas medidas aproximadas irão substituir perfeitamente os gramas necessários que o litro
ou a balança acusariam com exatidão. Portanto, consulte essas pequenas tabelas e... mãos à
obra.
Explicamos para as medidas que quando se fala em:
Cálice— é o de vinho do Porto.
Colher— quando não especificada, é a de sopa.
Copo—é o de água comum.
Pitada—é o que as pontas do polegar e indicador podem apanhar.
Punhado— é o que a mão pode apanhar.
Xícara—é a de chá comum.

COMO MEDIR
1 xícara — é a quantidade obtida mergulhando a xícara no fundo do pó,
retirando-a e balançando-a ligeiramente.
1 xícara cheia — quando se mergulha a xícara no fundo do pó e esta sai bem
cheia; não balançar.
1 xícara rasa — é a xícara cheia, depois nivelada com uma faca por cima, junto
à borda da xícara.
Colher — para se medir com colheres o processo é o mesmo.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Saiba mais

Shiitake

Muito usado pelos chineses e japoneses, o shiitake é um produto natural, nutritivo e com poucas calorias. De cozimento rápido, pode ser usado em omeletes, adicionado ao molho de tomate para temperar massas, no estrogonofe, no yakisoba e em refogados.

Cultivo
O cultivo do cogumelo shiitake requer muitos cuidados. Primeiro, são furadas toras de eucalipto, de cerca de 3 anos de idade, medindo 1 m de comprimento. O melhor tipo é o branco, que não tem cheiro, e sem cerne (a parte dura da madeira). São feitos cerca de 40 furos por tora com uma furadeira. Em seguida, são colocadas as sementes (uma serragem que contém somente o fungo do shiitake) com o auxílio de um inoculador com um limitador para o controle da quantidade. É preciso muito cuidado na manipulação para evitar a contaminação e a instalação de outros fungos. Depois, os furos são fechados com parafina e as toras descansam em estufa por 8 meses. Durante este período, regam-se as toras de manhã e à noite, mantendo um controle de umidade e temperatura. Carvão e cal entre as fileiras de tora evitam o excesso de umidade. Formigas e grilos também precisam ser mantidos do lado de fora, do contrário, os cogumelos serão um banquete para esses insetos. Saindo da estufa, as toras recebem um choque térmico (quando são colocadas numa caixa com água gelada e deixadas de um dia para o outro). Em seguida, recebem um choque mecânico quando as toras são batidas numa pedra antes de serem apoiadas nos arames farpados. Após 3 dias, o shiitake começa a despontar. As toras ficam, então, durante uns 10 dias na estufa frutificando. Depois da colheita, vão para o mato, à beira do rio, onde descansam por, no mínimo, 2 meses. Cada tora rende 4 "choques" comerciais, ou seja, 4 colheitas.

Valores nutricionais por 200 g (cogumelo fresco)
Calorias 110
Proteínas 3,1 g
Carboidratos 28,6 g
Vitamina C 0,6 mg
Gordura 0,438 g
Fibras 8 g
Niacina 3 mg

Polenta grelhada com salada verde

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de fubá amarelo grosso
1 colher (sopa) de sal
4 colheres (sopa) de óleo

Acompanhamento
salada de alface e agrião temperada com sal e suco de limão

Modo de Preparo:
Ferva 7 xícaras (chá) de água com o sal numa panela de fundo grosso. Coloque lentamente com as mãos (deixando escorrer entre os dedos) o fubá e cozinhe por 45 minutos, sem parar de mexer. A polenta estará pronta quando soltar dos lados da panela. Retire do fogo e espalhe numa assadeira de 17 cm x 17 cm, com 4 cm de altura, umedecida com água. Deixe esfriar completamente e corte a polenta em rodelas com um cortador redondo de 7 cm de diâmetro. Aqueça uma frigideira de fundo grosso, pincele a metade do óleo e coloque, aos poucos, os pedaços de polenta. Deixe por 5 minutos ou até grelhar dos dois lados. Distribua a polenta nos pratos e sirva com a salada.
Polenta mole com refogado de lingüiça de frango

Ingredientes:
1 tablete de caldo de galinha
1 xícara (chá) de fubá pré-cozido
sal a gosto
molho
1/2 kg de lingüiça de frango picada
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 tomates médios sem sementes picados
1 xícara (chá) de molho de tomate
6 folhas de louro
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela com 3 xícaras (chá) de água até ferver. Adicione o tablete de caldo de galinha esfarelado e misture até dissolver. Acrescente, aos poucos e sem parar de mexer, o fubá e o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até encorpar. Acerte o sal, se necessário, e retire do fogo. Molho: bata no processador a lingüiça e a cebola até triturar e reserve. Aqueça o azeite de oliva numa frigideira, adicione a pasta de lingüiça e frite até dourar bem. Acrescente o tomate, o molho de tomate, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até encorpar. Acerte o sal e retire do fogo. Distribua a polenta nos pratos, coloque o molho de lingüiça por cima e decore com as folha de louro.

Clássicos never die

Lingüiça com polenta

Ingredientes:
300 g de lingüiça toscana
1 kg de tomates maduros
2 dentes de alho amassados
250 g de farinha de milho para polenta
1 litro de caldo de frango
1 cebola picada
sal e orégano a gosto

Modo de Preparo:
Corte os tomates em gomos e bata no liquidificador até ficar homogêneo. Reserve. Corte a lingüiça em cubos pequenos. Numa panela, coloque a lingüiça e o alho e deixe até a lingüiça fritar bem. Em outra panela, coloque a farinha de milho e o caldo de frango. Leve ao fogo, mexendo sempre, até a polenta ficar macia. Acerte o sal, se necessário. Retire do fogo e reserve. Leve ao fogo uma panela com a cebola até dourar. Adicione o molho de tomate e deixe reduzir em fogo baixo. Junte a lingüiça e deixe por mais 5 minutos. Acerte o sal, adicione o orégano e sirva com a polenta.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Uma receita e um dia de cultura

Coxinha da asa de frango com cebola e tomate

Ingredientes:
16 coxinhas da asa de frango
2 colheres (sopa) de molho de pimenta
5 colheres (sopa) de óleo
3 cebolas médias
4 tomates médios em rodelas
3 dentes de alho em lâminas
1 colher (chá) de açúcar
sal e tomilho a gosto

Modo de Preparo:
Tempere as coxinhas de frango com o molho de pimenta, 2 colheres (sopa) de óleo e o sal. Disponha-as no prato dourador do microondas. Leve ao forno de microondas, aperte a tecla brown e deixe por 20 minutos, ou até a carne ficar macia e levemente dourada. Na metade do tempo de cozimento, vire as co¬xinhas de frango. Retire do forno e reserve, mantendo-as aquecidas. Coloque numa assadeira refratária as cebolas em rodelas não muito finas, os tomates, o alho, 2 ramos de tomilho, o óleo restante, o açúcar e o sal. Cubra com papel-manteiga e leve ao forno de microondas, na potên¬cia máxima, por 5 minutos, ou até a cebola ficar macia. Retire do forno e sirva comas coxinhas de frango. Se preferir, decore com ramos de tomilho fresco.

Dia de Cultura

Fala
Secos e Molhados

Eu não sei dizer
Nada por dizer
Então eu escuto
Se você disser
Tudo o que quiser
Então eu escuto
Fala
lá, lá, lá, lá, lá, lá. lá, lá, lá
Fala
Se eu não entender
Não vou responder
Então eu escuto
Eu só vou falar
Na hora de falar
Então eu escuto
Fala
lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Fala

Dia de Cultura

Soneto de Maior Amor

Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.

E que só fica em paz se lhe resiste
O amado coração, e que se agrada
Mais da eterna aventura em que persiste
Que de uma vida mal aventurada.

Louco amor meu, que quando toca, fere
E quando fere vibra, mas prefere
Ferir a fenecer - e vive a esmo

Fiel à sua lei de cada instante
Desassombrado, doido, delirante
Numa paixão de tudo e de si mesmo.
Vinícius de Moraes

Dia de Cultura

AMOR É SÍNTESE
Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...
Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.


Mário Quintana

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Dulcíssimo

Bavaroise de iogurte com laranja
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de açúcar
6 laranjas
3 limões grandes
10 folhas de gelatina incolor
1/2 litro de iogurte integral

Modo de Preparo:
Lave bem as laranjas e os limões. Corte em tiras finas a casca (sem a parte branca) de 1 laranja e de 1 limão para decorar, e a casca de 4 laranjas para a calda. Esprema as laranjas e os limões separadamente. Em uma panela, coloque o açúcar, as cascas e o suco de laranja e cozinhe por 3-4 minutos. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe para iliminar as cascas. Coloque a gelatina para amolecer em água fria. Em seguida, esprema-a e coloque para derreter por 1 minuto em uma panela pequena com o suco de limão. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Quando a gelatina estiver fria, misture-a em uma tigela com o iogurte e a calda de laranja. Em seguida, despeje a mistura em uma fôrma com furo no meio, com capacidade para 700 ml e coloque na geladeira por 4 horas, ou até ficar firme. Desenforme a bavaroise em um prato e decore com as cascas de laranja e limão reservadas.

Dicas 1

Os segredos para preparar um bom bolo

Muitos são os métodos e técnicas usados para fazer um bolo, desde os mais simples aos mais complicados. Mas o sucesso está em alguns pequenos cuidados, valiosos, e que fazem toda a diferença na hora do preparo.
Antes de qualquer coisa, certifique-se de que você possui em casa todos os ingredientes necessários para a preparação da receita. Independentemente da escolha pelo tipo de bolo, comece acendendo o forno e untando a fôrma. Quase todos os bolos crescem melhor quando assados logo após o preparo.

Quando for untar a fôrma, prefira o óleo. Além de ser mais fácil de espalhar, gruda menos na massa. Unte uma fôrma como de costume, mas em vez de farinha, polvilhe-a com farelo de aveia ou de trigo para adicionar fibras e textura ao bolo. Polvilhe o fundo e as laterais da fôrma por igual.

Depois disso, comece o preparo da massa. Siga atentamente as instruções da receita que você escolheu. Lembre-se que cada pessoa tem um jeito diferente de cozinhar, por isso existem tantas variações de pratos da mesma receita. Se você optou por uma, vá em frente e prepare tudo como foi solicitado.

Dicas:
» Ovos: eles devem, preferencialmente, ser utilizados na temperatura ambiente. Antes de adicioná-los à receita, procure bater bem para que misture bem com os outros ingredientes.
» Farinha e açúcar: os ingredientes secos do bolo devem ser sempre peneirados. Isso evita grumos na massa e garante leveza à receita.
» Fermento em pó: deve ser um dos últimos ingredientes a ser adicionados à receita. Antes de usá-lo, verifique a data de validade. Se estiver com o prazo vencido ou mal acondicionado, não convém você utilizá-lo, pois certamente comprometerá no crescimento do bolo.
» Se tiver dúvidas quanto as quantidades dos ingredientes indicados na receita, consulte nossa tabela de medidas.

Dicas 2

Medidas de cozinha

O sucesso da culinária depende muitas vezes de medidas exatas. Se você não tiver experiência em calcular as medidas, procure ter balanças de cozinha, uma jarra medidora ou colheres-padrão para medir.
Tabela de equivalência

Xícara de chá:
1 xícara (chá) equivalem a 240ml
1 xícara (chá) de açúcar = 180g
1 xícara (chá) de far. de trigo = 120g
1 xícara (chá) de manteiga = 200g

Colher de sopa:
1 colher (sopa) equivale a 15ml
1 colher (chá) equivale a 5 ml
1 colher (sopa) de açúcar = 12g
1 colher (sopa) de farinha de trigo = 10g
1 colher (sopa) de manteiga = 12g
1 colher (chá) de fermento em pó = 10g


sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Aprenda a fazer bolos e pães integrais

Além de nutritivas e ricas em fibras, as preparações integrais, como o pão, os salgados e o bolo que você confere aqui, são deliciosas.
O pão é um alimento obtido pelo cozimento de uma massa feita basicamente com farinha de trigo, água, fermento e sal. A panificação artesanal, sem a utilização de equipamentos ou conservantes, aumenta a disponibilidade do pão na alimentação diária, facilita o consumo de um produto mais nutritivo e com menos gastos, além de possibilitar o aproveitamento de vegetais e frutas, que melhoram a qualidade dos pães.
Os pães podem ser enriquecidos ainda com sementes de linhaça, girassol, aveia laminada, castanhas, fibras e gérmens. Com a massa básica, que você confere aqui, pode-se fazer pães, pizzas, pastéis, grissinis, etc.

Como enriquecer a preparação
Tanto nos pães quanto nos salgados à base de massa integral podem ser incluídos farelos, cereais, oleaginosas (nozes, castanhas) e sementes, como as de gergelim, girassol e linhaça. Além de enriquecer as preparações em nutrientes e fibras, as sementes conferem uma deliciosa textura. Conheça seus benefícios:

Gergelim: tem alto valor nutritivo, protéico e energético, alta concentração de óleos poliinsaturados de fácil digestão. Com sabor típico, o gergelim é muito usado em pratos salgados e doces, principalmente no Oriente Médio.

Girassol: tem alta concentração de proteínas, sendo fonte de gordura, principalmente do tipo poliinsaturada. É uma excelente fonte de tiamina, magnésio, ácido fólico, cobre, potássio e zinco. Experimente usar sementes de girassol em saladas.

Linhaça: alimento funcional, é fonte de ácidos graxos ômega-3, proteínas, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, aumentando a imunidade, reduz o colesterol, minimiza os efeitos do desequilíbrio hormonal, além de melhorar o aspecto dos cabelos e pele.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Palavras

QUEBRA - CABEÇA MONOGÂMICO

Meus amores se encaixam,
como partes de um quebra - cabeça vivo.
O que falta em uma,
encontro em outra,
e assim por diante,
em um longo jogo de encaixe,
no qual as peças nunca encontram

aquela que as completa.

A amada pizza

Massa para Pizza

Ingredientes para massa:

200 g de FARINHA DE TRIGO

1 tablete de fermento para pão
1 ovo inteiro
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/4 de xícara de leite morno

Modo de Preparo:

1. Dissolva o fermento no leite morno. Junte o sal, o açúcar e acrescente o ovo inteiro e a FARINHA DE TRIGO ANACONDA e por último, a manteiga ou margarina.

2. Sove bem e deixe a massa descansar coberta por um plástico durante 30 minutos. Abra a massa com o auxílio de um rolo até atingir uma espessura bem fina.

3. Coloque-a na assadeira e leve ao forno pré aquecido até dourar. Depois, retire do forno, deixe esfriar e ponha o molho e o recheio à gosto.

4. Coloque no forno novamente e asse por aproximadamente 10 minutos, na temperatura 160º C.

Rendimento: 1 disco de pizza (tamanho grande) ou aproximadamente 5 discos de mini pizza.

Dica: se não utilizar toda a massa da mini pizza, coloque-a em um plástico (sem o molho e o recheio) e guarde na geladeira para assar depois. (validade de 3 a 4 dias)

Petiscando

Bolinho de arroz recheado com lingüiça

Ingredientes:
Bolinho de Arroz
4 xícaras (chá) de arroz cozido
1 ovo
1/2 xícara (chá) de queijo-de-minas curado ralado
1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas (salsinha, coentro e cebolinha verde)
2 xícaras (chá) de óleo de soja para fritar
150 g de lingüiça calabresa defumada em pedaços pequenos
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Salada
folhas de 1/2 pé médio de chicória crespa
folhas de 1/2 pé médio de alface americana
10 tomates-cereja médios partidos ao meio
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:
Bolinho de arroz: coloque no processador o arroz, o ovo, o queijo, o sal e a pimenta-do-reino. Bata até obter uma massa homogênea, adicione as ervas, acerte o sal, misture e reserve. Aqueça numa panela 2 colheres (sopa) de óleo, acrescente a lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, por 4 minutos, ou até ficar cozida. Retire do fogo. Com a massa, modele os bolinhos recheando com a lingüiça. Em outra panela, aqueça bem o óleo restante e, aos poucos, frite os bolinhos até ficar dourado e cro¬cante por fora. Retire com uma escu¬madeira e coloque sobre toalha de papel para eliminar o excesso de óleo. Distribua nos pratos as folhas de chicória e alface, o tomate-cereja e polvilhe o sal e a pimenta-do-reino. Regue com o azeite de oliva e disponha os bolinhos de arroz. Sirva com mostarda.

Dicas:
Para obter um bolinho de textura mais macia, reduza de 4 para 3 xícaras (chá) de arroz. Coloque colheradas da massa diretamente na panela com o óleo bem quente. Nesse caso, misture a lingüiça na massa. Outra opção é dispor montinhos da massa numa assadeira untada e polvilhada com farinha de rosca e assar em forno médio preaquecido, até dourar. Para variar, experimente adicionar na massa pimentão picado em pedaços bem pequenos. Ou usar queijos, como parmesão ralado ou gorgonzola. Os bolinhos de arroz podem ser empanados em farinha de rosca. Assim, ganham uma cor mais dourada.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Xiiiiiii.....

Consertando um molho

As misturas engrossadas com farinha precisam de muita aglidade e precisão para não empelotarem. Molhos com ovos são feitos criando-se uma emulsão espessa, como a maionese ou molho holandês, ou por cozimento lento, como os molhos cremosos.
Seja a mistura que for é importante observar os todos os passos da receita. Mas, se por acaso, a sua receita não der muito certo, não se desespere e não jogue nada fora. Vale a pena arriscar e tentar algumas dicas para concertá-la.

Molho agüado
Use para engrossar um molho. Misture uma colher (chá) de maisena com 2 colheres (chá) de água fria. Junte ao molho e mexa em fogo moderado até engrossar.

Molho empelotado
Bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o pela peneira.

Maionese
Se a maionese separar, bata uma gema à parte e junte à maionese, gota a gota, batendo até engrossar

Molho bechamel
Truque:
Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho. Quando o bechamel estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira.

* A consistência correta para...
- Massas ao forno e tortinhas: prepare um molho bechamel de densidade média, de acordo com as quantidades indicadas na receita acima.
- Legumes gratinados: o bechamel deve ser mais mole e aderir à colher em uma camada fina. Neste caso, diminua a quantidade de farinha para 3 a 3 e 1/2 colheres (sopa) ou aumente a quantidade de leite para 600-700ml.
- Croquetes e suflês: o bechamel deve ser mais encorpado. Aumente a quantidade de farinha para 6 colheres (sopa) ou diminua o leite para 400ml.

Clássicos Nunca Morrem - 1

Molho rústico de tomate-cereja

Ingredientes:
300 g de tomate-cereja (1 caixinha)
300 g de cebola (se preferir, use cebola pérola)
azeite de oliva
manjericão, alecrim e tomilho
1/2 cálice (100 ml) de martini bianco
1/2 cálice (100 ml) de shoyu

Modo de Preparo:
Corte as cebolas em rodelas, no sentido do comprimento. Numa frigideira, refogue a cebola e os temperos no azeite de oliva. Adicione os tomates e deixe por 2 minutos. Regue com o martini e o shoyu e deixe reduzir. Sirva com espaguete, ou outra massa de sua preferência, cozida al dente.

Clássicos nunca morrem - 2

Molho de tomates e manjericão

Ingredientes:
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho
600 g de tomates sem pele
1/4 xícara de folhas de manjericão
pitada de orégano
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:
Retire a pele e as sementes dos tomates. Pique grosseiramente e reserve. Pique finamente os dentes de alho e refogue-os no azeite de oliva até que comecem a dourar. Acrescente os tomates picados e refogue bem. Abaixe o fogo e cozinhe o molho por cerca de 20 minutos, amassando levemente os pedaços de tomate com um garfo. Salpique com o orégano. Quando o molho estiver espesso, tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente as folhas de manjericão. Sirva com a massa de sua preferência.

Doçura

Manjar de laranja com calda de limão

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de suco de limão
12 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1/2 xícara (chá) de leite integral
4 colheres (sopa) de leite de coco
6 colheres (sopa) de maisena

Modo de Preparo:
Misture numa panela o suco de limão, 1/2 xícara (chá) de água e 10 colheres (sopa) de açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, sem mexer, por 12 minutos, ou até obter uma calda levemente rala. Bata no liquidificador o suco de laranja com o leite, o leite de coco, a maisena e o açúcar restante. Despeje numa panela, leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 20 minutos ou até encorpar. Retire do fogo e reserve. Umedeça 4 assadeiras com capacidade para 400ml cada uma. Despeje o creme e leve para gelar por 4 horas. Desenforme no momento de servir e acompanhe com a calda de limão. Decore com laranja cristalizada e hortelã.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Temperos

Coentro

Origem
O coentro é originário do Oriente Médio e do sul da Europa. Hoje, tanto as folhas como as sementes estão presentes na culinária do mundo todo. O uso da raiz, de aroma acentuado, é pouco conhecido por aqui, mas muito comum no sudeste Asiático (na Tailândia, é cozida com alho e empregada como tempero). No Brasil, o coentro fresco é tempero indispensável na elaboração de peixes e frutos do mar, especialmente no Norte e no Nordeste, onde não se faz moqueca sem essa erva. É um dos ingredientes do garam masala, uma mistura de especiarias de origem indiana. As sementes podem também ser usadas no preparo de chá, com função digestiva e hepática. Seu aroma lembra o de frutas cítricas.
Como comprar e conservar
Quando comprar as folhas de coentro, prefira as mais frescas de cor verde vivo, sem manchas e com os talos crocantes. Evite os maços com folhas amareladas e com os talos moles. O ideal é consumir o coentro logo após a colheita, mas, na impossibilidade, seque-o com toalha de papel ou com um pano e guarde por até dois dias em saco plástico, próprio para alimentos, ou num recipiente com tampa. Ou então, espalhe as folhas numa assadeira e leve ao congelador até ficarem firmes. Em seguida, acondicione-as em sacos plásticos (com o mínimo possível de ar) e guarde no congelador por até 3 meses. As sementes de coentro devem ser escolhidas cuidadosamente, verificando o prazo de validade na embalagem e se não há sinais de insetos. Devem estar íntegras e apresentar cor uniforme.

Como usar o coentro fresco
As folhas, de sabor levemente amargo e picante, são usadas para aromatizar peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes e preparação à base de ovos. É um ingrediente indispensável na brasileiríssima moqueca. Para aproveitar ao máximo o sabor do coentro, pique-o somente pouco antes de usar e adicione no final da preparação. Se cozido em excesso, o sabor e o aroma ficam menos acentuados. Os que têm resistência ao sabor dessa erva devem experimentá-la crua, quando fica mais refrescante. O coentro combina bem com limão, gengibre e cebolinha verde. Na mesma preparação, esta mistura dá um sabor bem acentuado, mas muito agradável.

Como usar as sementes
As sementes têm sabor mais adocicado do que a erva fresca. Inteiras, podem ser usadas no preparo de peixe, bolos, pães e massas, e para aromatizar conservas, vinagres e lingüiça. Trituradas, são mais indicadas para o uso em molhos que acompanham carnes vermelhas, mas dá bons resultados em risotos e pães. Também podem ser usadas em molhos e caldas, associadas a outras especiarias.

Delícia caipira

Essa receita está longe de ser light, mas é deliciosa...

Costelinha de porco frita com farofa de ovos


Ingredientes:
1 kg de costelinha suína
5 colheres (sopa) de suco de limão
2 dentes de alhos amassados
1 colher (chá) de colorau
3 colheres (chá) de sal
2 xícaras (chá) de óleo para fritar
Farofa de ovos
5 ovos
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de manteiga
1/2 xíacara (chá) de cebolinha-verde picada
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua
mandioca cozida para acompanhar

Modo de Preparo:
Lave as costelinhas, seque-as e coloque numa tigela. Regue com o suco de limão e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, seque as costelinhas, transfira para uma tigela e tempere com o alho, o colorau e o sal. Misture, cubra com filme plástico e deixe as costelinhas tomarem gosto por 1 hora. Numa panela, aqueça bem o óleo e frite as costelinhas, mexendo de vez em quando, até dourar de maneira uniforme. Retire as costelinhas e coloque sobre toalha de papel para eliminar o excesso de gordura. Farofa de ovos: coloque os ovos e o sal numa tigela e bata com um batedor manual por 2 minutos. Leve ao fogo uma panela com a manteiga e deixe até começar a levantar bolhas. Despeje os ovos batidos e mexa com uma colher (como se estivesse fazendo ovos mexidos) por 5 minutos, ou até os ovos coagularem. Junte a cebolinha-verde e, aos poucos, a farinha de mandioca. Mexa com um garfo até a farinha ficar quente e homogênea. Acerte o sal, se necessário, e retire do fogo. Disponha nos pratos as costelinhas de porco fritas e sirva em seguida com a farofa de ovos e a mandioca cozida.

Doçura

Sorvete de coco

Ingredientes:
2 xícaras de leite de coco
1/2 xícara de água
8 colheres (sopa) de açúcar
4 claras em neve

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve. Acrescente aos poucos o açúcar deixando em ponto de suspiro. Retire o suspiro da batedeira e adicione delicadamente o leite de coco. Incorpore bem. Coloque em uma tigela e leve ao freezer. Assim que começar a endurecer, retire do freezer e bata na batedeira por alguns minutos. Leve novamente ao freezer para firmar bem.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Palavras

SONHO TEMPORAL

No vidro embaçado, rabisco teu nome.
Que passatempo tolo de menino - moleque;
passeia o dedo pela janela gelada,
vendo, através dela, teus pés perfeitos
pisando em poças que cavamos.
Na minha vida risco teu nome.
Que tortura má de homem - criança;
afoga com lástimas a mágoa criada,
para ver distante aqueles mesmos
pés perfeitos que pisavam em
poças que cavamos.

Clássicos nunca morrem

Estrogonofe clássico
Ingredientes:
400 g de filé mingnon
4 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara de cebola picada
200 g de champignon fresco
½ xícara de caldo de carne forte
1 colher (sopa) de molho inglês
1 xícara de creme de leite azedo (sour cream)
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Corte o filé em bifes com 1 cm de espessura, e depois corte-os em tiras. Fatie os champignons. Coloque metade da manteiga em uma frigideira grande e leve ao fogo. Quando a manteiga estiver borbulhando e bem quente, adicione as tiras de filé. Doure-as rapidamente sem mexer muito na carne para que não solte líquido. Retire a carne da frigideira e reserve. Adicione na mesma frigideira a manteiga restante. Aqueça bem e coloque a cebola. Refogue para que a cebola fique bem macia e acrescente os cogumelos. Refogue por mais 2 ou 3 minutos, regue com o molho inglês e coloque a carne novamente na frigideira. Regue com o caldo e leve à fervura. Acrescente o creme, misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino. Não deixe ferver novamente. Sirva.

Como o assunto nacional é pizza

Massa de Pizza - Como fazer
Com esta receita, cujos ingredientes estão no final desta página, dá para fazer 2 pizzas grandes.
Coloque o fermento junto com o sal numa tigelinha e misture até se transformar em líquido.
Coloque a farinha num recipiente grande, junte o fermento líquido e sove a massa com as mãos até que fique homogênea.
Transfira a massa para uma vasilha e deixe descansar na geladeira por 24hs.
No dia seguinte, divida a massa em duas porções e enrole, sem deixar excesso de farinha na massa.
Deixe descansar por 2 horas fora da geladeira.
Abra cada porção em formato de disco.
Retire a ponta de cima de cada tomate.
Corte os tomates em 4 pedaços e bata no liquidificador.
Se quiser acrescente um tomate cortado em rodelas em cada pizza para decorar.
Reserve.
Cubra a massa com mussarela.
Coloque por cima da mussarela o molho de tomate e decore com as rodelas de tomate.
Nunca coloque os tomates sobre a massa.
Em seguida regue os tomates com azeite e por último salpique orégano a gosto.

Pizza no Fogão
Coloque a massa numa forma de alumínio e faça pequenos furos com ajuda de um garfo, para que não forme bolhas. Não precisa untar.
Pré-aqueça o forno em temperatura alta por uns 15 minutos antes de colocar a pizza.
Fique de olho no ponto para não queimar.

Pizza no Forno a Lenha
Dê preferência ao eucalipto que é uma madeira que não deixa cheiro.
Acenda o forno a lenha e deixe esquentando por aproximadamente 3 horas, até até atingir uma temperatura entre 400 e 450 graus.
Para acender o forno use papelão embebido em óleo de cozinha.
Com ajuda de uma pá, de preferência de cedro, coloque a pizza no forno.
Rode a pizza umas 4 vezes durante aproximadamente 3 ou 4 minutos para que asse por igual.
Cuidado quando for girar a pizza, para que não grude no forno e se rompa.
Fique de olho no ponto para não queimar.

Italianíssima

Pasta com Rúcula a Salsa de Pomodoro Fresco com Manjericão

Ingredientes
02 colheres sopa de azeite
02 dentes de alho picado miúdo
01 cebola picada miúda
01 tablete caldo de galinha
01 colher de sopa de água
02 latas de molho de tomate sem a água
15 folhas de manjericão (05 p/ enfeitar e 10 de molho)
200 gr massa tipo: papardelli ou talharim
01 maço limpo de rúcula
03 colheres de sopa de queijo cottage

Modo de Preparo
• Em uma frigideira, coloque uma colher de sopa de azeite e o alho picado. Deixe dourar, junte a cebola e refogue por alguns minutos.
• Acrescente o caldo de galinha e a água e deixe refogar. Coloque o tomate, deixe levantar fervura, colocar o manjericão e desligar.
• Coloque a outra colher de azeite e leve a massa para cozinhar. Nos últimos 2 minutos, acrescente a rúcula e escorra bem.

Montagem do Prato
• Em uma travessa grande, coloque a massa que está com a rúcula no meio. Despeje o molho por cima, o queijo salpicado, um pouco de sal e pimenta e enfeite com folhas de manjericão.

Italianíssima

Pasta com Rúcula a Salsa de Pomodoro Fresco com Manjericão

Ingredientes
02 colheres sopa de azeite
02 dentes de alho picado miúdo
01 cebola picada miúda
01 tablete caldo de galinha
01 colher de sopa de água
02 latas de molho de tomate sem a água
15 folhas de manjericão (05 p/ enfeitar e 10 de molho)
200 gr massa tipo: papardelli ou talharim
01 maço limpo de rúcula
03 colheres de sopa de queijo cottage

Modo de Preparo
• Em uma frigideira, coloque uma colher de sopa de azeite e o alho picado. Deixe dourar, junte a cebola e refogue por alguns minutos.
• Acrescente o caldo de galinha e a água e deixe refogar. Coloque o tomate, deixe levantar fervura, colocar o manjericão e desligar.
• Coloque a outra colher de azeite e leve a massa para cozinhar. Nos últimos 2 minutos, acrescente a rúcula e escorra bem.

Montagem do Prato
• Em uma travessa grande, coloque a massa que está com a rúcula no meio. Despeje o molho por cima, o queijo salpicado, um pouco de sal e pimenta e enfeite com folhas de manjericão.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Palavras

Visagem

O coração do poeta se abre na escuridão.
Extenuado,
observando a leveza nua que caminha no breu,
delicia-se com a doce visão.
O coração do poeta se abre e
grita o amor, a paixão, o êxtase.
E o gozo partiu, supremo, absoluto,
deixando no corpo, ainda trêmulo,
uma infinita fonte de vida e
o inesgotável desejo de tornar a ser
dentro da leveza nua
que caminha no breu.
Canelone com recheio de atum e molho especial

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de leite
500 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de cachaça
1 colher (sobremesa) de molho inglês
sal a gosto
Recheio
300 g de ricota amassada
1 lata de atum em óleo comestível escorrida
3 colheres (sopa) de requeijão
2 colheres (sopa) de castanha de caju picadinha
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal salsa picadinha a gosto
1 embalagem de canelone (200 g)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:
Doure a cebola e a farinha na manteiga. Junte, aos poucos, o leite mexendo sempre até engrossar. Acrescente o creme de leite e misture bem. Junte os demais ingredientes, misture e reserve. Recheio: Misture bem todos os ingredientes e reserve. Cozinhe o canelone por 8 minutos. Escorra e recheie com a mistura reservada. Forre o fundo de uma forma retangular (pequena) com o molho quente. Coloque o canelone um ao lado do outro. Cubra com o molho restante e o queijo ralado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (médio) préaquecido, por 15 minutos. Retire o papel e deixe por mais 5 minutos. Sirva a seguir.

Panqueca de batata com brócolis e ricota

Ingredientes:
4 batatas médias descascadas e raladas
1 cebola grande ralada
2 ovos
5 colheres (sopa) de maisena
3 colheres (sopa) de óleo de milho
buquês de 1 maço pequeno de brócolis cozidos
150 g de ricota amassada
sal, pimenta branca e sementes de girassol a gosto

Modo de Preparo:
Passe as batatas e a cebola por uma peneira e esprema bem. Coloque numa tigela e misture as gemas, a maisena, o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente as claras batidas em neve e mexa até ficar homogêneo. Reserve. Com o óleo, unte uma frigideira de 15 cm de diâmetro e leve ao fogo até aquecer. Distribua um pouco da massa, espalhe com uma espátula e deixe fritar até dourar dos dois lados. Retire do fogo e repita a operação, untando a frigideira a cada adição, até usar toda a massa. Misture numa tigela os brócolis, a ricota, as sementes de girassol e o sal. Recheie as panquecas com a mistura, decore com pimenta rosa e sirva.

Potatoes

Torta purê de batata

Ingredientes:
Massa
2 xícaras (chá) de purê de batata
125g de queijo gruyére
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo batido
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Recheio
2 xícaras (chá) de queijo cottage
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
2 tomates médios, sem pele e sem sementes picados
1 maço pequeno de rúcula picada grosseiramente
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
1 colher (sopa) de orégano
sal a gosto

Modo de Preparo:
Massa: coloque em uma tigela o purê de batata, o queijo a farinha, o ovo, a noz-moscada e o sal. Misture até ficar homogêneo. Modele o purê de batata em 12 discos de 1 cm de altura e 10 cm de diâmetro. Polvilhe-os com farinha de trigo. Unte uma frigideira com o azeite e aqueça. Coloque, aos poucos, os discos de purê e frite por 15 minutos, ou até dourar dos dois lados. Retire com delicadeza e reserve. Recheio: coloque o queijo cottage em uma peneira e deixe escorrer bem. Em seguida, aqueça o azeite em uma panela, doure o alho e acrescente os tomates. Refogue, mexendo de vez em quando, ou até o tomate reduzir pela metade. Junte a rúcula e refogue até murchar. Retire do fogo e junte o queijo, as azeitonas, o orégano e o sal. Monte as tortas em pratos individuais em camadas alternadas de massa e recheio. Faça duas ou três camadas de acordo com a sua preferência. Sirva a torta quente ou fria. Se preferir quente, coloque no forno médio, preaquecido, por 15 minutos, ou até esquentar.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Palavras

AMOR E ÓDIO

Tua boca não mais repete tolices poéticas.
A tua alma é suja, afinal, não saber amar é
a arte dos impuros, e tu não amas;
teu egoísmo é enorme, é teu fim.
Teu corpo, belo entre minhas mãos,
é dádiva passageira, é fútil e vago.
Tua inocência jaz em alguma cama estranha,
e agora vejo que jamais fostes minha,
mas, sou tolo e te amo e,
de tanta paixão, odeio - te,
por tua incoerência,
por meus delírios e,
eternamente, parir - te - ei para,
lágrimas depois, assassinar - te,
em uma imortal poesia de amor e ódio.

Ensopado de carne ao vinho tinto

Ingredientes
1 kg de músculo traseiro
1 garrafa de vinho tinto
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas picadas
2 cenouras cortadas em rodelas
2 talos de salsão cortados em rodelas
1 folha de louro
200 g de cogumelos-de-Paris
1 colher (sopa) de manteiga cortada em cubos
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 xícara (chá) de água
sal a gosto

Modo de Preparo
1. Numa tábua, limpe bem o músculo e corte em cubos médios.

2. Numa tigela, junte o músculo e o vinho. Leve à geladeira e deixe marinar por 2 horas no mínimo ou até 12 horas.

3. Transfira a carne para um prato, salpique com a farinha e reserve o vinho.

4. Leve uma panela grande com o azeite ao fogo alto. Quando esquentar, coloque a cebola picada e a carne. Mexa bem até que os cubos de músculo fiquem dourados por igual. Adicione as rodelas de cenoura e as fatias de salsão e refogue por 3 minutos. Junte o vinho, 1 xícara (chá) de água e a folha de louro. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 2 horas, mexendo de vez em quando.

5. Quando a carne estiver cozida, lave os cogumelos sob água corrente, seque bem e corte-os em metades. Acrescente ao ensopado e deixe cozinhar até que a carne esteja macia e o molho tenha engrossado. Verifique os temperos e desligue o fogo. Coloque a manteiga gelada cortada em cubinhos, misture bem e sirva a seguir.

Adoçando

Torta de bis

INGREDIENTES:
100g de chocolate ao leite
2 colheres (sobremesa) de chocolate em pó (toddy)
2 xícaras de (chá) de leite integral
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa de maisena
5 colheres (sopa) de açucar refinada
1 caixa de bis preto
3 ovos

MODO DE PREPARO:
Separe as claras das gemas.
Reserve.
Numa panela, junte as 2 xícaras de leite, o leite condensado, a maisena, as 2 colheres de chocolate e as gemas peneiradas.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre.
Retira do fogo e reserve.
Numa batedeira, bata as claras até ponto de neve.
Vá acrescentando o açucar aos poucos para as claras não murcharem.
Desligue a batedeira, acrescente o creme de leite e misture, delicadamente, até incorporá-lo às claras.
Reserve.
Com uma colher, distribua uniformimente o creme de chocolate no fundo de um refratário.
Cubra com o bis picado.
Em seguida, cubra com o creme de claras.
Rale meias barra de chocolate ao leite e decore.
Leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas ou até ficar consistente.
Sirva gelado.

Delícia

Tortinha de legumes com cream cheese
Ingredientes:
Massa
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de farelo de aveia
1 ovo
2 colheres (sopa) de margarina light




Recheio
1/2 xícara (chá) de cream cheese light
4 ameixas secas sem caroço picadas
1 ovo
2 colheres (sopa) de leite desnatado
1 xícara (chá) de seleta de legumes
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Modo de Preparo:
Massa: peneire em uma tigela a farinha com o sal. Junte o farelo de aveia e faça uma cavidade no centro. Junte o ovo e a metade da margarina e trabalhe a massa, com as pontas dos dedos, até ficar homogênea. Embrulhe a massa com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Com o restante da margarina, unte 4 fôrmas com capacidade para 100 ml cada uma. Abra a massa sobre as fôrmas, forrando o fundo e as laterais. Fure o fundo da massa com um garfo e leve ao forno por 10 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada. Retire do forno e reserve. Recheio: bata no liquidificador o cream cheese, ameixas, o ovo, o leite e o sal, até ficar homogêneo. Distribua o recheio sobre as massas, espalhe os legumes e polvilhe o queijo. Leve ao forno por mais 20 minutos, ou até dourar. Retire e sirva.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Palavras

TEU
Estou calado e, ainda assim,
falo contigo. Meu corpo exige o teu,
mesmo sabendo ser, esta posse, momentânea.
E, nestas horas, descubro-me teu,
como nunca o fora de mim mesmo.

Light

Tomate semi-seco
Do site Goodlight

A receita tradicional de tomate seco é bastante calórica, pois, além de açúcar, leva óleo. Uma alternativa igualmente saborosa, e bem mais light, é o tomate semi-seco, cuja fórmula - bastante usada pelos chefs de cozinha - não leva nenhuma gordura.

Tomate semi-seco
Ingredientes
9 unidades de tomates grandes

Preparo
Retire a pele dos tomates (deixando os cabinhos). Asse por três horas em forno médio e deixe descansar por seis horas. Guarde na geladeira e consuma puro ou como base para receitas.

Rende 9 porções - 16 kcal cada uma

Jeitinho Brasileiro

Kafta Brasileira

INGREDIENTES:
1 kg de carne moída (é imprescindível que seja peito bovino)
1 cebola grande ou 2 médias, passada no processador ou bem batidinha
2 dentes grandes de alho bem batido ou processado junto com a cebola (opcional)
Óleo de gergelim (opcional)
1 maço de hortelã (só as folhas), bem picadinhas,
1 colher de chá de sal
Palitos para churrasco

MODO DE PREPARO:
Numa tigela grande, coloque a carne moída e os demais ingredientes.
Misture tudo com as mãos, amassando a carne para dar liga.
Se você optar pelo óleo de gergelim, use - o no final, para regar os espetinhos.
Separe palitos de churrasco, pegue quantidades pequenas da carne preparada, faça um bolo no formato de um quibe, coloque o palito no centro, na vertical e aperte a carne em volta do palito até envolvê - lo completamente.
Asse em forno quente por aproximadamente 20 a 30 minutos.
O tempo vai depender do forno e do gosto se bem ou mal passada.
Se não quiser fazer os espetinhos, pode enrolar como almôndegas ou fazer um rocambole.

Delícia italiana

Nhoque fácil

INGREDIENTES:
2 caldos de galinha
3 xícaras de leite
6 colheres de sopa de maionese
2 colheres de salsinha picada
sal a gosto
3 xícaras de farinha de trigo

MODO DE PREPARO:
Dissolva os 2 caldos no leite e leve ao fogo com a maionese, a salsinha e o sal.
Quando levantar fervura e a maionese derreter, retire do fogo e coloque a farinha de trigo de uma só vez.
Misture bem rápido para não empelotar.
Volte a massa no fogo baixo, mexendo por 1 ou 2 min.
Desligue o fogo e deixe a massa amornar.
Sobre a mesa enfarinhada, coloque a massa e faça rolinhos.
Corte no formato de nhoque.
Numa outra panela com água e sal, cozinhe os nhoques.
A dica é que o nhoque seja retirado da água assim que ele subir, estará no ponto.
Escorra e sirva com seu molho preferido.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Palavras

Ah, se soubesses
Ah, se soubesses que, de ti, quero a paz.
A paz de braços abertos e sorriso manso.
De palavras doces e carícias desmedidas.
Ah, se soubesses que, de ti, quero a eterna presença,
os doces beijos e prazer sussurrado.
Se soubesses que desejo que me tomes à força e
me faça escravo das tuas libidinosas paixões,
que me seqüestre as fantasias e
me deixe exaurido, combalido, sem fôlego.
Ah, se soubesses que, de ti, quero o sossego de ensolaradas manhãs e
o adormecer de noites eternas.
Ah, se soubesses que o que quero de ti é tão simples,cairia em meus braços, silenciaria os tormentos e dormiria em mim.

Para os pequenos

Almondegas de frango com salada de alface

Ingredientes:
- 500 gr de peito de frango desossado cozido(s) e desfiado(s)
- 1 dente(s) de alho amassado(s)
- 1 unidade(s) de cebola picada(s) finamente
- 1 unidade(s) de pão francês amanhecido(s)
- 1 unidade(s) de ovo
- 1/2 xícara(s) (chá) de cheiro-verde picado(s)
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 1 pé(s) de alface americana picado(s)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes (menos a alface) e molde bolinhas. Asse em forno médio, numa grelha colocada sobre uma assadeira, de modo que toda a gordura escorra. Quando estiverem douradas, retire do forno e coloque num prato. Preencha todo o restante do prato com alface picada.

Maravilha

Peito de Peru à Provençal
Ingredientes:
- 1 unidade(s) de peito de peru sem osso temperado(s)
- 1/2 xícara(s) (chá) de azeite
- 1 unidade(s) de cebola picada(s)
- 1 lata(s) de tomate pelado
- 1/2 xícara(s) (chá) de azeitona preta sem caroço
- 1 colher(es) (sopa) de ervas de provence
- 2 colher(es) (sopa) de cheiro-verde picado(s)

Modo de preparo:
Asse o peito de peru temperado em forno pré-aquecido a 180 graus até que o termômetro indique a hora certa de retirá-lo. Retire a rede de proteção com ele ainda quente e reserve em local aquecido.
Confeccione o molho: Aqueça o azeite e refogue a cebola. assim que ficar levemente dourada, acrescente o tomate pelado picado, inclusive o suco que veio com ele na lata. Deixe reduzir para ficar levemente espesso. Acrescente as ervas de Provence e as azeitonas pretas, deixando cozinhar por mais 10 minutos. Corrija o sal e salpique o cheiro-verde picado.
Sirva o molho quente sobre as fatias de peito de peru.